domingo, 29 de janeiro de 2012

A Mesa Voadora (DL2012)

Livro: A Mesa Voadora (Luís Fernando Veríssimo). Ed. Objetiva, 2001. 153 páginas.

Sinopse: "(...) Veríssimo é especialista no assunto. Na cozinha só entra para abrir geladeira, mas sabe comer. Delicia-se com bravos minestrones, carnes malpassadas, tortas sofisticadas ou pastéis de beira de estrada. Sorte a nossa, porque depois de comer tanto e tão bem ele ainda escreve, deliciosamente, sobre experiências viscerais."

Resenha: O livro é composto por crônicas sobre ingredientes, refeições, hábitos alimentares – enfim, sempre algo relacionado a gastronomia. Ideal para quem procura uma leitura leve e agradável. Aproveitando para fazer uns trocadilhos, digo que, embora algumas histórias sejam meio sem sal, a grande maioria é uma delícia!

Como em outras obras do autor, o humor se faz presente. Na crônica “O buffet”, por exemplo, são narradas de forma hilária as peripécias experimentadas pelas pessoas que tentam se servir nos buffets, travando verdadeiros duelos. Aprendi “algumas regras de conduta que nos ajudam a sair de um buffet, mesmo o mais concorrido, razoavelmente bem alimentados e sem danos, fora alguns rasgões na roupa”. Impagável!

Além do humor, a ironia também marca presença, como na crônica “Duas histórias sutis”, em que duas pessoas, tidas como grandes conhecedoras de vinhos, são na realidade verdadeiras farsantes. Uma das minhas prediletas, no entanto, foi “Especiarias”, em que temperos, História e gastronomia se misturam de forma deliciosa.

Resumindo, foi uma boa ideia devorá-lo em janeiro. É um livro despretensioso e divertido, bem condizente com o atual clima de férias.

**************************************************

Para saber quais são os outros livros que escolhi para o Desafio Literário 2012, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário