sexta-feira, 19 de março de 2010

Filmes da Semana

Filme 1

Título: “Código de Conduta” (“Law Abiding Citizen”)

Sinopse: Gerard Butler vive Clyde Shelton, um homem que tem a mulher e a filha brutalmente assassinadas durante uma invasão à sua casa. Designado para o caso, o promotor de justiça Nick Rice (Jamie Foxx) faz um acordo com um dos acusados, oferecendo uma pena leve para que o criminoso delate o comparsa. Inconformado, Shelton coloca um plano de vingança em prática 10 anos depois.

Minha opinião: No início, parecia ser bem clichê: homem-que-perde-família-não-se-conforma-com-decisão-do-Tribunal-e-decide-fazer-Justiça-com-as-próprias-mãos. Mas o filme me surpreendeu positivamente. Mostrou ser um suspense intrigante, cheio de ação e com jogadas inteligentes. E, em especial para quem trabalha no mundo jurídico (como eu), é bacana ver como funciona o sistema judiciário norte-americano, tão cheio de imperfeições quanto o nosso.

Nota: 8,5

***********************************************

Filme 2

Título: “A Princesa e o Sapo” (“The Princess and the Frog”)

Sinopse: Animação dos estúdios Walt Disney, conta a história de uma garçonete negra, Tiana, que sonha em ter seu próprio restaurante. A moça encontra um sapo que lhe diz ser um príncipe (transformado por um feiticeiro). Mas, ao beijá-lo, Tiana também se transforma em sapo. Desta forma, os dois partem em uma aventura para tentar desfazer o encanto.

Minha opinião: Sou suspeita para falar sobre desenhos da Disney. ADORO todos! A novidade de “A Princesa e o Sapo” é que, pela primeira vez, a protagonista é negra. O bacana é que a história se passa em Nova Orleans, o que é o ponto alto do filme. As imagens da cidade, seus prédios, ruelas e igrejas são maravilhosas. E, lógico, na trilha sonora não falta um bom jazz. O jacaré saxofonista Louis (interpretado pelo John Goodman) e o vaga-lume Ray são impagáveis! A trilha sonora, assim como as cenas de vodu (que me deram arrepios), mostra que a Disney não visa mais só crianças pequenas como público. A propósito, duas das músicas concorreram ao Oscar 2010 de melhor canção.

Nota: 8,0

***********************************************

Filme 3

Título: “Te Amarei para Sempre” (“The Time Traveler's Wife”)

Sinopse: Eric Bana é Henry DeTamble, homem que sofre de uma rara modificação genética que o faz viajar pelo tempo involuntariamente. Em uma de suas viagens, conhece Clare, vivida por Rachel McAdams. Os dois se apaixonam. Porém, o curso da vida de Clare é normal e, quando ela menos espera, seu grande amor desaparece, sem data para retornar.

Minha opinião: Mais uma vez acompanhamos uma história fantástica que só Hollywood poderia contar. As idas e vindas de Henry e as implicações que elas trazem à vida de Clare conseguem segurar o espectador e chegam a emocionar (um pouco). Mas é impossível não associar o filme a outros do mesmo gênero, como “Efeito Borboleta”, “A Casa do Lago” e o clássico “Em Algum Lugar do Passado” – embora seja mais fraco do que estes três. Enfim, não é imperdível, mas vale como entretenimento graças à historinha de amor.

Nota: 6,0

**************************************************

Obs.: Paty chorou no desenho, quando um bichinho morre e vira estrela... Aliás, a Disney faz a Paty chorar desde que a Cruella pegou os filhotinhos de dálmata ("101 Dálmatas", lançado no Brasil em 1985).

Nenhum comentário:

Postar um comentário